top of page

SHOWS

São vários formatos de shows recheados de brasilidade, humor e diversidade para seu evento, espaço cultural ou casa de espetáculo. Acesse os videos, veja o que mais se adequa à sua proposta e entre em contato para reservar sua data. Música brasileira de qualidade em suas várias vertentes. Oferecemos todo suporte na criação de material de marketing para nossos workshops caso o organizador do evento necessite deste auxílio (posters, teasers, programas etc). 

Forró Ecológico

Miltinho canta "Lua de Cem Anos"

Homenagem aos 100 anos de Luiz Gonzaga

Projeto de Forró Ecológico ao Por do Sol 

Jericoacoara, Ceará

O fenômeno da educação ambiental é definitivamente algo que pode ocorrer a partir de ações populares e culturais. A maneira mais simples e eficaz para auxiliar a resolução de todos os nossos problemas ambientais e de perda de raízes culturais está na educação da população com relação a estas questões.

O Forró Ecológico é um evento dedicado para a dança de forró onde jovens e adultos se encontram para desfrutar de momentos de descontração e pura cultura brasileira. Durante o evento, um telão educativo apresenta imagens e textos de fundo de conscientização ambiental e cultural (incluindo xilogravura de cordel), juntamente com exibição de material de marketing com imagens para promoção de parceiros patrocinadores, apoiadores e colaboradores do show.

 

Xote Ecológico

Luiz Gonzaga – Aguinaldo Batista

Não posso respirar, não posso mais nadar

A terra tá morrendo, não dá mais pra plantar

Se plantar não nasce, se nascer não dá

Até pinga da boa é difícil de encontrar

Cadê a flor que estava ali? Poluição comeu 

E o peixe que é do mar? Poluição comeu

E o verde onde que está ? Poluição comeu

Nem o Chico Mendes sobreviveu

 

Através desse show, pretendemos fazer um apelo à comunidade nacional e internacional a lutar contra a destruição de nossas belezas naturais e o desaparecimento do forró pé-de-serra brasileiro, motivando e incentivando o envolvimento e participação direta de um grande número de parceiros organizadores de eventos na prevenção da destruição irreversível de nossa natureza e da herança cultural da dança e música do legítimo forró Nordestino.

NOVO SHOW!

Após temporada na Europa, com apresentações na Alemanha, França, Inglaterra, Suiça, Holanda e Portugal, e recentemente no nordeste brasileiro, Miltinho Edilberto apresenta seu novo espetáculo "Do Saara ao Ceará". 



Neste show, o violeiro, cantor e compositor (gravado por Maria Bethânia, Maria Gadú, entre outros) convida a coreógrafa e bailarina Graziela Calis, em uma fusão de música e dança, que traduz através de sons e movimentos, influências culturais de uma linha imaginária que liga as areias do deserto do Saara às dunas de Jericoacoara, no nordeste do Brasil. 



A Paulista Graziela Calis, após desenvolver carreira na Europa, onde fundou sua escola de dança Hip Circles Bellydance, cuja concepção é composta de influências de várias culturas (denominada Tribal & Fusion), retorna ao Brasil trazendo em sua proposta a combinação de estilos que pesquisou em diversos países por onde passou. 



No repertório: Elomar Figueira, Maurice Ravel, Heitor Villa Lobos, Luiz Gonzaga, Issam Houshan, Natasha Atlas…

Apresentado em 12 atos, o show tem duração aproximada de 60 minutos, contendo uma eclética combinação de voz, viola e percussão,  entre variados elementos de dança e cinema.

Do Saara ao Ceará 

Vídeo "Mar Deserto", por Cultur@vista

Pré-release do show "Do Saara ao Ceará"​

Teaser do show "DO SAARA AO CEARÁ"

Com Miltinho Edilberto e Graziela Cali​s

NOVO SHOW!

Forró de Viola - Origem do Baião 

O pesquisador e músico Miltinho Edilberto, considerado pela crítica como um dos violeiros mais completos do Brasil, traz nas 10 cordas de sua viola muita história pra contar.


Com sua viola percurssiva, explorando os sotaques rítmicos e dialetos do autêntico forró-pé-de serra, Miltinho traz no repertório clássicos do cancioneiro do norte e nordeste, assim como suas composições gravadas por artistas como: Trio Nordestino, Trio virgulino, Falamansa, Santanna - O Cantador, Bicho de Pé e Maria Bethânia.


Entre repentes, xotes, baiões, xaxados, emboladas e arrasta-pés, o Forró de Viola  cria uma atmosfera altamente dançante e que remete às festas de São João tradicionais do interior do Brasil, onde a cultura caipira e a nordestina se mesclam.

Com a marcação certeira do triângulo e da zabumba, a viola passeia com virtuosismo e sonoridade única pelo universo que inspirou o Centenário Luiz Gonzaga, a criar o Baião.

Miltinho toca com Oswaldinho do Acordeon 

TV Cultura, "Viola, minha viola"

Miltinho toca "Forró de Viola" 

TV Cultura com Inezita Barroso

Forró do Mundo

Rolando Boldrin entrevista Miltinho

TV Cultura, "Sr Brasil"​

Grande encontro do Forró

Via Funchal, São Paulo​

​O Forró do Mundo recupera o clima dos forrós do interior do norte e nordeste, com os instrumentos típicos como sanfona, zabumba e triângulo e a inclusão da viola, que inspirou Luiz Gonzaga a criar o Baião.


Com o projeto Forró do Mundo Miltinho Edilberto se apresentou em
vários países da Europa (Alemanha, França, Holanda, Inglaterra, Portugal e Suiça), levando o autêntico forró pé-de-serra em grandes festivais e casas de espetáculo.


Com composições gravadas por artistas como Trio Nordestino, Trio Virgulino, Bicho de Pé, Falamansa, Maria Bethânia entre outros, Miltinho também já tocou com ícones do forró como Dominguinhos e Osvaldinho do Acordeon.

Baile Caipira

Miltinho canta "Mocinhas da Cidade"

TV Cultura, São Paulo

Seleção de Arrasta-Pés

TV Cultura, "Especial de São João"

O pesquisador de cultura popular e violeiro Miltinho Edilberto faz uma viagem sonora através dos ritmos de várias regiões do Brasil, com a sonoridade típica da viola caipira, do acordeon e da percussão em um baile que recupera a atmosfera dos tradicionais bailes do interior do Brasil.

São xotes, xaxados, valsas rancheiras, baiões e boleros, em um mapa musical que traz culturas distintas passando por Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás, interior de São Paulo até os ritmos quentes do norte e nordeste, onde presta homenagem aos 100 anos de Luiz Gonzaga.


Uma festa dançante que abraça várias gerações: do jovem que gosta do “Forró Universitário” (pé-de-serra) aos casais mais maduros que revivem a dança de salão com os “arrasta-pés” mais tradicionais.

Eu, a Viola e Deus

Hino Nacional na viola caipira

TV Cultura, "Viola, minha viola"​

Ensaio Fotográfico por Cultur@vista

Cozinha caipira

O nome deste espetáculo solo de Miltinho Edilberto é inspirado na canção de Rolando Boldrin "Eu, a Viola e Deus".

Através das 10 cordas da viola, que projetou Miltinho como um dos principais instrumentistas do gênero, o violeiro faz uma viagem sonora que resgata a cultura pura do interior do Brasil.



São modas-de-viola, cateretês, pagodes e catiras entre causos caipiras e paródias que encantam o público de várias gerações distintas.

Interagindo com a platéia, Miltinho faz releituras de clássicos do cancioneiro popular como "Rancho Fundo", "Luar do Sertão" e               "O Cuitelinho", além de explorar a viola em suas infinitas possibilidades com números virtuosísticos como "Bolero de Ravel", "O Trenzinho do Caipira" (Heitor Villa Lobos) e até o Hino Nacional Brasileiro em adaptação para viola caipira.

Stand Up Caipira

Miltinho toca viola nas costas

TV Cultura com Inezita Barroso

Foto por Pierre Y. Refalo

TV Cultura com Rolando Boldrin 

Em mais um espetáculo solo, Miltinho Edilberto usa e abusa do humor autêntico do interior do Brasil, em personagens que se alternam como  O REPENTISTA, O GAÚCHO, O MINEIRO, O NORDESTINO e                 O ILUSIONISTA.



Em paródias hilárias de músicas e fatos da atualidade, Miltinho resgata o humor leve e picante de Alvarenga e Ranchinho, Mazzaropi e tantos outros artistas bem humorados da nossa história.


Além de causos que entrelaçam música e estórias do povo, lendas e folclore brasileiro, o violeiro interpreta " O desafio do Capeta", número que já foi apresentado na TV Cultura ("Sr Brasil" e "Viola, minha viola").

bottom of page